Qual a melhor idade para começar a aprender inglês?

Você quer aprender inglês do zero ou continuar o seu aprendizado de onde parou a algum tempo, e então pensa: qual a melhor idade para começar a aprender inglês? 

Ao que parece, crianças aprendem melhor um idioma novo do que adultos, mas isso pode ser um mito.

Numa busca na Web vi o artigo intitulado “A Critical Period for Second Language Acquisition de Hartshorne, Tenenbaum  & Pinker”(para ver o texto da pesquisa coloque o título no Google), onde os cientistas estudaram a melhor idade para aprender outro idioma. Eles basearam a pesquisa nas respostas de questionários sobre língua inglesa, denominados de  dificílimos de serem respondidos. 

A conclusão foi que: os que começaram  antes dos 18 anos tiveram mais chances de parecer um nativo na gramática, porém adultos que começaram após essa idade alcançaram a mesma proficiência na pontuação. Adultos que aprenderam inglês por um ano ou dois conseguiram pontuar entre 8,0 e 8,5 no teste dificílimo.

Os cientistas afirmam que, entre vários aspectos, um que pode influenciar o aprendizado de outro idioma pelo adulto é o fato que após os 18 anos ele precisa cumprir tarefas e obrigações diárias, o que diminuindo seu tempo de exposição ao idioma; ao contrário de crianças e adolescentes, que podem estudar várias horas por dia em um ambiente que estimula o aprendizado.

O teste provou que é possível alcançar altos níveis de aprendizado em um idioma em qualquer idade, bastando ser persistente e estudar.

Então,  a melhor idade para aprender inglês é a que você quiser começar, ou continuar a aprender. Aprender inglês pode ser divertido e útil em qualquer idade,e para qualquer pessoa;  basta ser um bom aluno. 



htpp://alba.6te.net

Postagens mais visitadas